sexta-feira, 8 de abril de 2011

A maior serpente do mundo

Phyton


Moradores de vilarejo indonésio afirmam que capturaram uma serpente python que mede quase 15 metros e pesa cerca de 450 quilogramas. Se confirmado, esta será a maior cobra já mantida em cativeiro.

Centenas de pessoas se deslocaram para ver a cobra em um zoológico no vilarejo de Curugsewu, na ilha de Java, noticiou o jornal diário Republika. A edição traz duas fotos do animal na contracapa.

Autoridades locais informaram que a cobra mede 14,85 metros e pesa 447 quilos. O livro de recordes Guinness Book registra que a cobra capturada com maior comprimento mede 9,75 metros e a mais pesada, uma serpente phyton da Birmânia, pesa 182,76 quilos.

O jornal local diz que a serpente come três ou quatro cachorros por mês. O animal foi capturado há um ano, mas só agora apresentado ao público.

As serpentes phyton são as cobras com maior comprimento. Elas são capazes de comer animais tão grandes como ovelhas e são conhecidos casos de ataque e consumo de seres humanos. A espécie é nativa dos pântanos e selvas do sul da África.


A menor serpente do mundo

A menor serpente do mundo, de cerca de 10 cm de comprimento e tão fina quanto um espaguete, foi descoberta na ilha caribenha de Barbados por Blair Hedges, um biólogo da Universidade Estatal da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Hedges disse que a espécie de Barbados é nova para a ciência dada suas diferenças genéticas em relação a outras serpentes, sua cor e o desenho de sua pele, informou neste domingo a universidade americana em seu site.

O cientista também assegurou que outras velhas espécies do museu foram identificadas erroneamente por outros especialistas e pertencem na realidade à recém descoberta.

Hedge encontrou o minúsculo réptil em uma pequena floresta de Barbados.

O cientista disse crer que se trata de uma espécie rara, dado que seu habitat foi substituído por prédios e fazendas.

"A destruição do habitat é uma grande ameaça para a biodiversidade no mundo todo", disse Hedge em comunicado emitido pela universidade.

Ao longo de sua carreia, o especialista descobriu mais de 65 novas espécies de anfíbios e répteis no Caribe.

As serpentes mais venenosas do mundo



A espécie inland taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno neurotóxico potente e complexo, ino

culado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno disponível em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos.

Qual o seu perfil ?
Ela é grande, possui de 2,5 a 3 metros de comprimento, tem escamas lisas com a coloração creme e/ou marrom. Se alimenta de pequenos mamíferos.
Ela é, de todas as serpentes elapídeas, a que possue as maiores presas.
Raramente vista, a taipan também é chamada de cobra-feroz. Arisca, prefere não enfrentar predadores a menos que a ataque, sendo raros os casos de ataques a humanos.

Qual a segunda mais venenosa ?


A Mamba-negra é a segunda serpente mais venenosa do mundo, atrás apenas da inland taipan. Seu tamanho varia de 2,5 m a 4,5 m, sendo a segunda maior cobra venenosa do mundo, a seguir à cobra-real .

Tem um bote rápido ?

Ao contrário das outras espécies do mesmo género, vive a maior parte do tempo no solo, mas pode escalar árvores com facilidade. Sua dieta consiste de pequenos mamíferos e aves. Tem um bote muito rápido e seu veneno causa paralisia, podendo levar a vítima à morte se não for tratada rapidamente.


Uma picada mata em quanto tempo ?

Se a picada for na região do pé ou na canela pode levar de 2 a 4 horas para a vítima vir a morte; ser for picada na região do torax ou rosto as vitimas morrem em menos de 20 minutos. No verão, a fêmea coloca de 12 a 18 ovos. A expectativa média de vida da mamba-preta é de 12 anos.

Por que o nome e aonde pode ser encontrada ?


A mamba-negra não tem este nome devido à cor do seu corpo, já que tem uma cor acinzentada, mas ao interior preto da sua boca, que ela exibe em sinal de ameaça. Ao contrário do que por vezes se diz, não ataca voluntariamente o homem. No entanto, reage agressivamente se se sentir ameaçada.
É encontrada no Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia.
Uma curiosidade.

Black Mamba (mamba-negra) é o codinome de Beatrix Kiddo, personagem de Uma Thurman no filme Kill Bill, de Quentin Tarantino. Também é o apelido do jogador de basquete Kobe Bryant.
A terceira mais perigosa.



A cobra-real

E a maior cobra venenosa que existe, podendo alcançar os 5,5 metros de comprimento. É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos. O seu nome científico, "Ophiophagus" significa literalmente "comedora de serpentes". Desloca-se à vontade no solo, em cima das árvores e na água.

A mãe abandona o ninho para não devorar os filhos ?
Outra das suas características é que se trata da única serpente que realiza a postura de ovos dentro de uma espécie de ninho, que a mãe elabora arrastando ervas e pequenos ramos com a sua cauda. Pouco antes da eclosão dos ovos, a mãe abandona a zona (que desde a altura da postura defendeu com uma enorme agressividade), supostamente para se subtrair à tentação de devorar as próprias crias.
Em uma só mordida o que acontece ?

Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar 20 pessoas ou até um elefante. Porém, tal como a maioria das cobras, é tímida e evita o contacto com o homem e só se for acossada se torna ferozmente agressiva.

Ao ser confrontada ?
Ao ser confrontada, é capaz de elevar um terço do seu corpo, ficando à altura de um humano adulto, e continuar a avançar para o ataque. Simultaneamente, abre as suas típicas abas, e emite um assustador sibilar, que soa como o rosnar de um cão
São as preferidas dos encantadores de serpentes ?

As cobras-reais vivem principalmente nas florestas tropicais e planícies da Índia, sul da China e sudoeste asiático, e a sua cor varia significativamente de região para região.
São mais conhecidas por serem a espécie preferida pelos encantadores de serpentes do sul da Ásia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário