quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cobra-de-duas-cabeça (Anfisbena)

A anfisbena ou anfisbênia é o nome  genérico de répteis escamados popularmente chamados, no Brasil, de Cobra-cega ou Cobra-de-duas-cabeças, por ter a cauda arredondada, mais ou menos no mesmo formato da cabeça. O fato de ser também conhecida por Cobra-cega, é devido a seus olhos, bem pequenos ficarem cobertos por uma pele, pouco visível ao observador, lembrando que também temos a Cobra-Cega ou Cecílias que na realidade é um anfíbio e não um réptil, portanto tem nada a ver com esse animal do qual estamos falando. Atualmente, a anfisbena não é classificada nem como lagarto nem dentro do grupo das Serpentes, como jé foi anteriormente, mas numa sub-ordem  à parte, Amphisbaenia.
Também designada como Ibicara, ibijara, licranço, mãe-de-saúva, rei-das-formigas e ubijara.


A anfisbena é o único réptil verdadeiramente cavador, ou seja, ela cava seus próprios túneis, utilizando-se de seu crânio bastante duro, em movimento de uma lado para o outro.  A anfisbena possui hábitos subterrâneos passando quase toda sua vida dentro de suas galerias saindo em casos extremos como inundações ou eventualmente para caçar. Ela é um animal carnívoro, alimentando-se de pequenos inseto, moluscos e pequenos animais que penetram em seus tuneis. Apesar de ter uma forte mordida, a anfisbena não é peçonhenta e tem como defasa se enrolar ou se debater, como uma minhoca.

Anfisbena é uma palavra Grega, que significa " que vai em duas direções", do (amphis), que significa "ambos os caminhos", e (bainein), que significa "ir".

Segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia - Ciência que estuda os répteis e anfíbios, são conhecidas no Brasil, Atualmente, 61espécies de indivíduos Amphisbaenidae, limitados às regiões tropicais e subtropicais do mundo.


Abaixo vemos a Cobra-cega ou Cecília, animal muitas vezes confundido pela Cobra-de-duas-cabeças (anfisbena). Lembrando que as Cecílias são anfíbios e não um réptil assim como as Anfisbenas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário